A mistura musical que se tem no Brasil, encanta os ouvidos e aumenta a alegria de viver. Quando se pensa em um país imagina-o com estilo e cultura própria, com pequenas influências de outras regiões. Mas, se tratando de Brasil a homogeneidade cultural, não só na música, mas na cultura, na língua, em alimentos e até mesmo no povo brasileiro, que é a mistura de inúmeros povos que aqui habitaram e habitam, é enorme e surpreendente.
Para começo de história a genética do povo brasileiro se deu a partir da mistura de portugueses, espanhóis, holandeses, africanos e índios, sem contar com outros povos que depois aqui chegaram. Ou seja, nós brasileiros já somos misturados desde que nascemos tanto geneticamente, quanto ancestralmente e culturalmente.
Levando em consideração essa grandiosa e boa mistura, a musicalidade brasileira encanta e desperta por seus inúmeros ritmos. Pagode, reggae, axé, hip-hop, rock, samba que levam a loucura estrangeiros e brasileiros que acabam por adequarem-se aos vários estilos musicais.
Como foi citado anteriormente, essa gama musical se deu pelos inúmeros povos que aqui habitaram e que deixaram um pouco da sua cultura e jeito de viver. Com tudo isso, formou-se uma cultura ampla e diversificada, rica e com parcelas significativas de diversas outras culturas, que por aqui passaram e deixaram seus fragmentos.
E esse povo brasileiro soube aproveitar essa mistura, para enfrentar a vida que não é nada fácil nesse país. Com alegria nos olhos, sorriso estampado no rosto e a esperança que tudo um dia irá mudar. E as músicas ajudam- os a apaziguar a espera, e não deixa que acabe a esperança que um novo amanhã irá chegar.
E quem não gosta de uma boa música???
Jamile Oliveira
Nenhum comentário:
Postar um comentário